Wikipedia Books

Descobri recentemente uma ótima maneira de obter vários artigos da Wikipedia em um único PDF!

Wikipedia:Books

Não sei exatamente a quanto tempo esta ferramenta está disponível, mas já me aproveitei dela para baixar todo o material sobre Free and Open Source Software.

É claro que este documento é estático, e não acompanha toda a dinâmica da Wikipedia, mas é uma boa opção para a leitura off-line de todo o material relacionado a um assunto em comum.

Achei uma boa iniciativa.

🙂

Reunião com IRD

No dia 17 de julho, recebemos a visita de representantes da Embaixada Francesa e do Institut de recherche pour le développement (IRD).

Na reunião ficou acertada a colaboração entre o IRD e o Projeto ForestWatchers para a submissão de uma proposta de financiamento pelo período de 3~4 anos, com valor aproximado de 400 000 €.

Estamos torcendo para o sucesso desta nova empreitada!

ForestWatchersNet

Artigos lidos

Finalmente após algum tempo de luta terminei a leitura do artigo Parallel metaheuristics: recent advances and new trends” de Alba, Luque e Newsmachnow (2012). Um review obrigatório para os estudantes de otimização estocástica baseada em metaheurísticas paralelas (o meu caso).

Além deste artigo incluí a leitura de mais dois artigos prévios do Prof. Alba: Parallel evolutionary algorithms can achieve super-linear performance” (2002) e Evaluation of parallel metaheuristics” Alba e Luque (2006).

O artigo de 2002 apresenta uma nova taxonomia para speedups em meta-heurísticas paralelas que adotarei a partir de agora, pois assim posso explicar o speedup superlinear que obtive no meu parallel Firefly Algorith with Predation (pFAP) [vide minha tese de doutorado]. A taxonomia do Prof. Alba é apresentada abaixo:

  1. Strong speedup
  2. Weak speedup
    1. Speedup with solution-stop
      1. Versus panmixia
      2. Orthodox
    2. Speedup with predefined effort

Com esta nova taxonomia, o speedup superlinear é explicado em termos de fatores de implementação, numérico ou físico (este último já é a minha explicação adotada).