Filiação ao SindCT

LogoSindCT

 

Este mês eu consolidei minha filiação no Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência de Tecnologia do Setor Aeroespacial (SindCT).

Apesar do Cemaden não ter atuação direta no Setor Aeroespacial, como diz o nome completo do SindCT, este sindicato possui mais de 25 anos de experiência na representação dos colegas servidores públicos federais do INPE e do DCTA aqui em São José dos Campos.

A alternativa seria a filiação na Associação dos Servidores do MCTI (ASCT), mas a área de atuação da ASCT é mais focada em Brasília.

Sendo assim, junto-me às fileiras do SindCT e já deixo claro meu objetivo final: Fortalecimento da carreira de C&T no Brasil!

O Ubuntu sempre volta

Eu até tentei. Formatei meu velho netbook, um Acer Aspire AOA110, que sempre teve Ubuntu e fiquei por algum tempo com o Debian, mas mesmo assim o bom e velho (na última versão) Ubuntu voltou!

Acer Aspire One AOA110Ubuntu

 

😛

Trackballs at work

Hoje posso me considerar, definitivamente, um fã nato de trackballs. Uso no dia a dia para trabalhar, seja no Linux ou no Windows (na hora da diversão só com o meu Razer Orochi mesmo :-).

Comprei meu primeiro trackball por volta de 2007, no primeiro ano de meu doutorado. Meu primeiro foi o Logitech Trackman Marble, trackball de entrada que achei em um grande supermercado de rede. Um ano depois importei o supremo, excelente, inigualável, top de linha, Logitech Cordless Optical TrackMan, meu favorito! Cheio de botões e recursos extras! E finalmente, para completar a coleção, recebi hoje (28/08/2014) o novo membro da família, o intermediário Logitech Wireless Trackball M570, o único que utiliza a tecnologia Logitech Unifying.

logitech-trackman-marble logitech-wireless-trackball-m570 logitech-cordless-optical-trackman-t-rb22

 Bom, já está claro que só tenho trackballs da Logitech, mas de qualquer forma, ótimos para trabalhar!

Um ótimo comparativo entre trackballs pode ser visto aqui.

Detalharei depois meu gaming gear.

Redução na Complexidade de Espaço

Implementei hoje algumas modificações nos meus códigos de aplicação da rede neural e da construção da imagem classificada que possibilitaram uma redução significativa na complexidade de espaço necessária para a execução dos mesmos!

Creio que a redução foi na ordem de:

O(n) –> O(1)

!!!!!!!!!!!!!!

E levando em consideração que n é o número de pixels da imagem, essa modificação foi muito bem vinda!

😛

Wikipedia Books

Descobri recentemente uma ótima maneira de obter vários artigos da Wikipedia em um único PDF!

Wikipedia:Books

Não sei exatamente a quanto tempo esta ferramenta está disponível, mas já me aproveitei dela para baixar todo o material sobre Free and Open Source Software.

É claro que este documento é estático, e não acompanha toda a dinâmica da Wikipedia, mas é uma boa opção para a leitura off-line de todo o material relacionado a um assunto em comum.

Achei uma boa iniciativa.

🙂